Dor nas costas nesta quarentena
Com a pandemia de COVID-19 e a quarentena estabelecida para frear o contágio, muita gente está fazendo home office e, ainda que muitos gostem de trabalhar em casa, a situação implica em uma mudança de hábitos e posturas que impactam diretamente o corpo. Nesta situação, a coluna sofre um bocado – mas adotar algumas técnicas pode ajudar a prevenir a dor nas costas, que muitos já vêm sentindo especialmente na região lombar.
Dor nas costas na quarentena: causas
Durante a quarentena, mesmo as pessoas que não estão trabalhando de casa são orientadas a sair o mínimo possível – e isso implica tanto em uma menor movimentação do corpo no dia a dia quanto em ficar mais tempo sentado. Junto de outros fatores, tudo isso, segundo a fisioterapeuta especialista em musculoesquelética Priscila Cardim, tem impactos grandes na coluna e no corpo de forma geral.
Conforme explica ela, mesmo quando nos sentamos “corretamente”, o corpo fica em uma posição que gera tensão tanto na musculatura posterior das coxas quanto nos glúteos, e faz com que a curva natural que a coluna forma na base (lordose lombar) se retifique. Além disso, a posição também “empurra” a pelve para trás, causando a chamada retroversão da pelve – e tudo isso sobrecarrega muito a coluna.
“A horizontalização sacral e a retificação lombar têm como consequência um aumento das cargas compressivas nos discos intervertebrais em até 35%, além de acarretarem a fadiga dos eretores espinhais, músculos profundos da coluna que devem estar ativos para manter a postura sentada”, afirma a fisioterapeuta, ressaltando inclusive algo surpreendente: estar sentado gera mais impacto na coluna do que estar em pé.